Inquérito aos Indicadores Múltiplos 2014 (Guinea-Bissau)
Abstract
O quinto Inquerito aos Indicadores Multiplos (MICS5) da Guine-Bissau foi realizado em 2014 pelo Ministerio da Economia e Financas, atraves da Direccao Geral do Plano/Instituto Nacional de Estatistica (INE), no ambito do Programa Global MICS. O Fundo das Nacoes Unidas para a Infancia (UNICEF) forneceu apoio tecnico e financeiro para a realizacao do inquerito. Contribuicoes financeiras e logisticas adicionais foram prestadas pelo Programa das Nacoes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundo das Nacoes Unidas para a Populacao (UNFPA), PLAN Guine-Bissau e Parceria Internacional para o Desenvolvimento Humano (IPHD).
O Programa Global MICS foi desenvolvido pelo UNICEF nos anos 90 como um programa internacional de inquerito aos agregados familiares para recolher dados internacionalmente comparaveis numa vasta gama de indicadores sobre a situacao das criancas e das mulheres. O inquerito MICS mede indicadores chave que permitem aos países dispor de dados para utilizacao em politicas e programas e monitorizar os progressos a nivel dos Objectivos de Desenvolvimento do Milenio (ODM) e de outros compromissos internacionais.
No caso especifico da Guine-Bissau, o presente MICS visa igualmente actualizar a base de dados sobre os indicadores para diferentes utilizadores, sobretudo, para a elaboracao e o seguimento da implementacao de politicas, planos e programas de desenvolvimento nacional, incluindo o Plano Quadro de Ajuda ao Desenvolvimento das Nacoes Unidas (UNDAF) 2008-2012.
A nivel mundial, os instrumentos com que o inquerito pretende avaliar a situacao das criancas e das mulheres (incluindo homens, MICS5) sao baseados em modelos padrao elaborados pela Coordenacao Geral do Projecto Global MICS, sedeada no UNICEF-Nova Iorque.
O MICS-5 tem como os objectivos específicos: a) Fornecer informações actualizadas para a avaliação da situação das crianças e mulheres (incluindo homens) da Guiné-Bissau; b) Disponibilizar dados necessários para a avaliação crucial dos progressos realizados em várias áreas e para a realização dos esforços adicionais que exigem mais atenção; c) Fornecer dados necessários para monitorizar os progresos rumo aos objectivos fixados na Declaração do Milénio e outros objectivos acordados internacionalmente, como base para acção futura; d) Contribuir no melhoramento do sistema de recolha e de seguimento dos indicadores na Guiné-Bissau e para o reforço de capacidade técnica em matéria de concepção, implementação e análise desse sistema; e) Recolher dados desagregados para a identificação de disparidades, de modo a permitir a realização de políticas fundamentadas para a inclusão social dos mais vulneráveis; f) Contribuir na produção de dados de base para a Agenda Pós-2015.