Dataset / Tabular

Living Standards Measurement Study Survey 1996-1997 (Brazil)

Abstract

No intuito de aprimorar o sistema das estatísticas socioeconômicas, o IBGE, em convênio com o Banco Mundial, realizou um projeto piloto de pesquisa multitemática para atender a necessidade de informações que (a) qualifiquem e indiquem os determinantes do bem-estar social de diferentes grupos sociais e (b) permitam identificar os efeitos de políticas governamentais nas condições de vida domiciliar.

O objetivo da pesquisa é fornecer informações adequadas para planejamento, acompanhamento e análises de políticas econômicas e programas sociais em relação ao seus impactos nas condições de vida domiciliar, em especial nas das populações mais carentes.

Substantivamente, a pesquisa proporciona um panorama do bem-estar dos moradores dos domicílios e possibilita o estudo de seus determinantes. Partindo da premissa que quantificar e situar um problema não é suficiente, a pesquisa busca explicações que permitam indicar soluções. Por exemplo, o conhecimento de quantos pobres existem, como e onde moram e o que fazem é apenas uma parte da investigação. Para se produzirem informações que possam subsidiar soluções mais efetivas, é necessário um levantamento detalhado sobre as causas e conseqüências da pobreza. O mesmo princípio se aplica a outras áreas do bem-estar social.

Desta forma, o questionário da pesquisa é planejado para fornecer um conjunto de informações integradas com o objetivo de:
- medir a distribuição do bem-estar e o nível de pobreza, principalmente, em áreas onde predominam a agricultura de subsistência, a economia informal e o emprego sazonal;
- descrever os padrões de acesso e utilização de serviços públicos - educação, saúde, saneamento básico, etc.;
- compreender como os moradores dos domicílios reagem às condições econômicas e aos impactos de medidas governamentais; e
- permitir análises complexas das relações entre os vários aspectos do bem-estar social, como o impacto da saúde no emprego, o padrão de gastos nos níveis nutricionais dos moradores, etc.

A pesquisa, no entanto, não trata os vários temas investigados com a mesma profundidade que as informações levantadas em pesquisas tópicas. Ao mesmo tempo, por ter uma amostra pequena, a precisão dos resultados é menor do que aqueles das pesquisas tópicas. Mas, pela sua abrangência temática, a pesquisa permite um bom resumo multidimensional do bem-estar e o estudo das interações entre os vários fatores.